segunda-feira, 18 de abril de 2011

10 Dicas Para os Aspirantes a Fotógrafos de Rua

10 Dicas Para os Aspirantes a Fotógrafos de Rua
Por Eric Kim

Sejamos sinceros, começar a fazer fotografia de rua não é uma tarefa fácil. Para o fotógrafo comum, ir de fotografia de flores para fotografar pessoas nas ruas é como dirigir uma Ferrari depois de estar acostumado a dirigir um carro popular. É intimidante no início, mas se torna estimulante à medida que se pratica. Depois de fotografar as ruas por cerca de quatro anos, aqui estão minhas dez dicas para todos (que não tenha nenhum conhecimento de fotografia de rua) colocarem a mão na massa.

1. Descarte o zoom e use uma lente grande-angular fixa:

Fotografia de rua não é como sua aula de ciências do segundo ano. Você não examina os objetos usando um microscópio. Ao contrário, fotografia de rua é baseada em experimentar a vida de perto e pessoalmente. Quando iniciar na fotografia de rua, você pode se ver tentado a usar uma lente zoom de 70-200mm para se sentir menos “incômodo” ao fotografar. Isso pode fazer mais mal do que bem.
Pra começar, você vai chamar muito mais a atenção em público se estiver segurando uma lente zoom enorme. Em segundo lugar, se você usa uma lente zoom você vai ter que apontá-la diretamente para alguém, o que vai fazer com que a pessoa que você está fotografando se sinta como se estivesse com uma arma apontada para sua cabeça. Ao invés disso, tente usar lentes grande-angulares. Isso vai resolver dois dos problemas mencionados anteriormente. Primeiro, lentes grande-angulares são geralmente bem pequenas e aparentam ser bem menos “ameaçadoras” do que as lentes tele-objetivas comuns. Em segundo lugar, ao usar uma lente grande-angular você pode capturar seu assunto sem necessariamente apontar a câmera diretamente para ele. O que me leva a meu próximo ponto:

2. Chegue perto:

Quando digo “perto”, quero dizer “CHEGUE PERTO”. Chegue tão perto que, quando você estiver tirando fotos de pessoas na rua você possa ver o suor pingando de suas testas ou possa ver a textura de suas peles. Ao usar uma lente grande-angular (como mencionado no ponto anterior), você se verá forçado a chegar perto do seu assunto. A vantagem disso é que a lente grande-angular vai te dar uma perspectiva que faça com que as pessoas que veem suas fotos sintam como se elas fossem parte da cena, ao invés de meros expectadores. Não somente isso, mas quando você está tirando fotos bem de perto das pessoas, eles geralmente pensam que você está tentando fotografar algo que está atrás delas. Eu recomendo usar uma 24, 28 ou 35mm em uma câmera crop ou em uma câmera full-frame.

3. Sempre leve sua câmera com você:

Você já ouviu isso um milhão de vezes e você sabe que deveria, mas parece que sempre acha desculpas para NÃO levar sua câmera com você: “é tão pesada”, “é incômoda”, “dá o maior trabalho”, “é frustrante”. Vou te dizer o que é frustrante: perder a perfeita oportunidade de tirar uma foto (um momento decisivo) e se arrepender disso pelo resto de sua vida. Tenho que admitir que isso foi um pouco dramático, mas é verdade. Se você sempre levar sua câmera com você, você nunca perderá aqueles “momentos Kodak” que parecem sempre acontecer nos momentos mais inesperados. Eu tenho tirado minhas melhores fotos nos momentos mais inesperados – imagens que seriam impossíveis de se captar se eu não estivesse com minha câmera ao meu lado.

4. Ignore o que os outros pensam a seu respeito:

Uma das coisas com as quais as pessoas se preocupam ao começar a tirar fotos na rua é com as pessoas que as julgam como “esquisitas” ou como “estranhas”. Ignore esses pensamentos. Quando você está fotografando nas ruas, você estará quase sempre sozinho. Isso significa que as pessoas que estarão te julgando, são pessoas que você não conhece e na maioria das vezes nunca vai ver novamente. Então, por que deixar que elas te atrapalhem?
Nós podemos nos sentir sufocados por essas “regras sociais”, mas lembre-se: essas regras podem sempre ser quebradas. Não há leis aqui que não permita fotografias em lugares públicos (salvo alguns lugares onde há proibição específica sobre isso).
Para se preparar melhor para seu papel de fotógrafo de rua, tente fazer algo fora do normal em público. Deite-se no chão por um minuto e veja como as pessoas ao seu redor reagem e simplesmente saia andando como se nada tivesse acontecido. Vá para um cruzamento movimentado e fique imóvel como uma estátua e veja como as pessoas reagem (acredite em mim, ninguém vai notar. Eu tive que fazer isso como um experimento para meu curso de sociologia). Quando entrar em um elevador fique virado ao contrário. O mundo social é cheio de regras falsas que nos oprimem. Quebre-as, e a fotografia de rua se tornará bem natural para você.

5. Sorria com frequência:

É engraçado o quão longe um sorriso pode ir, especialmente quando se está tirando fotos na rua. Se você tirar fotos de uma pessoa e essa pessoa te olhar de um jeito estranho, simplesmente toque na ponta de seu chapéu e mostre suas duas fileiras de dentes.  Eu diria que sorrir para estranhos (mesmo em Los Angeles) eu tenho uma taxa de retorno de 95%. Mesmo as pessoas que menos gostam de proximidade irão sorrir para você. Sorrir com frequência e para os outros, isso irá ajudar você a relaxar e iluminará a atmosfera ao seu redor. As pessoas confiam em um fotógrafo de rua que sorri, pois vão entender que você está tirando fotos por hobby, ao invés de alguém que tira fotos com intenções maliciosas.

6. Peça permissão:

Embora muitos dos fotógrafos de rua puritanos digam que a verdadeira fotografia de rua deve ser tirada escondida, eu discordo totalmente deles. Sinta-se livre para ir até estranhos que você ache que tenham aparência interessante, e peça a eles se você pode fotografa-los. As pessoas adoram ser fotografadas, e enquanto você se portar de forma cortês e casual sobre isso, a maioria das pessoas irá aceitar ser fotografada. Sinta-se livre para pedir para tirar fotografia de muitos assuntos mundanos da vida cotidiana como um garçom no restaurante, o atendente de um hotel, ou até mesmo o manobrista de estacionamento.

7. Seja respeitoso:


Essa é uma das linhas tênues quando se diz respeito à fotografia de rua. Eu me esforço o máximo para não tirar fotos de desabrigados quando eles parecem abatidos por conta de sua situação. Embora eu concorde que há fotos de muito bom gosto tiradas de desabrigados que servem para chamar atenção das pessoas para auxiliá-los, também há muitas imagens que parecem ser pura exploração. Pense em uma foto totalmente clichê de uma pessoa desabrigada agachada na calçada, mendigando. Antes de tirar essas fotos, pense na mensagem que você está querendo passar. Você está fotografando com o objetivo de levar as pessoas à consciência sobre a situação em que muitos sem-teto vivem ou você está tirando fotos por tirar? Ninguém pode ser o juiz – só você pode decidir.

8. Procure por justaposição:

Pra mim isto é o que faz com que a fotografia de rua seja tão singular e fascinante quando comparada à outros gêneros de fotografia. A fotografia de rua é capaz de transmitir humor, ironia, e a beleza do cotidiano, somente justapondo pessoas com outras pessoas e com o ambiente. Procure por placas com mensagens interessantes que pareçam ser contraditórias em relação às pessoas que estão à volta. Fique à procura de cabeças humanas que pareçam deslocadas por lâmpadas das ruas. Procure por dois indivíduos que sejam bem diferentes em altura, pele, ou até mesmo no peso. Capture um conjunto de emoções das pessoas, quer seja felicidade, tristeza ou curiosidade.

9. Conte uma história:


Imagine que você seja o diretor de um filme e está tentando criar um personagem interessante. Quem você escolheria para interpretar o papel? Qual vai ser o seu plano de fundo? Como os atores estarão interagindo entre si no ambiente? Que tipo de emoção você está tentando transmitir – capricho, curiosidade, tristeza? Se um expectador olhar para uma de suas fotos, ele simplesmente vai entender ou vai demorar um minuto ou dois e estudar sua imagem, tentando descobrir qual é a história intrínseca? Sua imagem cativou o expectador e o fez sentir que faz parte da cena? Questione a si mesmo na próxima vez que for tirar fotos na rua.

10. Simplesmente faça:


Este é o último, mas mais precioso ponto de todos sobre como se tornar um fotógrafo de rua. Ler todas dicas não irá te fazer bem algum no objetivo de se tornar um fotógrafo de rua. A fotografia não é feita atrás de uma tela de computador, mas nas ruas com uma câmera na mão. Sinceramente, quando se chega às vias de fato, toda essa obsessão sobre câmeras, lentes e equipamento importa. Pegue sua DSLR, Cybershot, iPhone, ou qualquer que seja seu equipamento e vá para as ruas! A beleza do mundo aguarda você – não perca a chance.

Sobre o autor: Eric Kim é um fotógrafo de rua baseado em Los Angeles. Ele está atualmente escrevendo um livro intitulado “Street Photography 101” que será distribuído mundialmente de graça no formato PDF.

Um comentário:

  1. Maravilhoso Elói! Tudo há ver! Só mesmo vc com toda essa sensibilidade para postar coisas assim! Nós repórteres fotográficos, somos essencialmente fotógrafos de rua e esse poste tem dicas maravilhosas!
    O Eric Kim é muito bom! Que show que vc tá divulgando as dicas dele!
    Valeu amore! Bjs,
    Margarida Neide

    ResponderExcluir